Transformar um espaço

O SESC Interlagos é uma ilha de verde na quebrada. O sítio, de 50 hectares à margem da represa de Guarapiranga, reúne complexo esportivo, obras de arte, floresta, agrofloresta e um viveiro.

Lila, da equipe de agentes do viveiro, entrou em contato comigo no ano passado para pedir uma intervenção: queriam mexer no pomar e aumentar suas potencialidades lúdicas, deixar o espaço mais apetitoso para crianças e adultos brincarem.

DSCN3340Como era o espaço do pomar

A concepção do projeto foi co-criada e priorizou por utilizar o material orgânico disponível no SESC, produzir as próprias mudas com antecedência, criar um jardim que estimulasse o brincar livre e fazer instalações e mobiliário que unissem arte e sustentabilidade.

Após cinco meses de planejamento, nossa equipe desembarcou na unidade pra colocar as mãos na mata. Tínhamos 5 dias e cinco profissionais. Peetssa, nosso samurai, ficou com o viveiro de bambu e os cortes nas toras. Marina cuidou da palha, das mudas, da terra. Lou fez o túnel de palha e lixou madeira como uma louca. Massa foi pau pra toda obra, queimou bambu, fez cirurgia em microplantas, carregou e descarregou. Eu fiquei brincando por ali, montando jogos e esculturas, trabalhando entre o ferro e a tinta, a lixa e o lixo. Caíto e Pedro ajudaram também, de volantes. A equipe do SESC ( Lila, Gabi, Mariano, Gustavo, Eveline e Felipe) foi sensacional e esse apoio que nos deram fez toda a diferença no resultado.

preparação 2

preparação 3

O último dia foi dedicado aos detalhes, arte e beleza. Esculturas sutis, jogos com sobras de material, flores, ferramentas para as crianças, grafite no muro.

Inauguramos o espaço no feriado com uma oficina aberta para o público. Nessa hora parece que toda nossa energia e alegria da semana se plasmou na presença das pessoas que chegaram com cautela e curiosidade.

Brincamos de verdade! E de repente o jardim estava cheio de crianças!

Quando as crianças criam os adultos se calam.

Avião

Aros

Pudemos observar como as crianças e adultos interagiram com o espaço para continuar transformando e melhorando. Um espaço vivo nunca está pronto, vive em processo!

ViveirotroncoMediaçãoBrincar Livre

 

Transformar um espaço é algo poderoso, ainda mais se as famílias que irão frequentar têm poucas outras oportunidades de interagir com ambientes naturais.

Injetar vida, abrir caminhos, convidar para brincar, pisar com carinho na natureza. Como diria minha amiga Lesly, cria que voa!

Banco

O espaço será permanente! Venha visitar o Jardim das Brincadeiras do SESC Interlagos quando quiser!

Interlagos equipeNossa equipe da esq pra dir: Lou, Marina, Gui, Peetssa e Massa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s