Virada Sustentável

Estive no Parque da Juventude, antigo presídio do Carandiru, para realizar oficinas do Jardim das Brincadeiras. Um parque repleto de gente sedenta de área verde e espaços de lazer. Apareceram crianças de todas as idades com os pais, avós, tios, sozinhas, amigos. Crianças de todas as zonas de São Paulo e de todas classes sociais. Algumas pegavam o material e já saiam inventando os objetos mais incríveis. Outras apenas queriam fazer um peteca de milho e jogar um pouco. Maquetes, brinquedos, bonecos, instalações…

 Um dos destaques foi criar pistas divertidas com gravetos, enchê-las de obstáculos (lixo) e brincar com carrinhos feitos de vagem de pau-ferro. 

 O Kablan também ganhou uma mesa de oficina. 

 Interagindo com esses jogos vejo que a revolução dos brinquedos passa por aí: materiais naturais e regras abertas, co-criação de possibilidades.

 

virada 1 virada 4 virada 5 virada 8 virada 9 virada 10 virada 11

Uma resposta em “Virada Sustentável

  1. Olá, Guilherme, tudo bem??
    Tomei a liberdade de postar a foto do jogo Kablan em meu face com o prazer de algumas palavras para descrever o que foi poder voluntariar com suas brincadeiras:
    “… Sustentavelmente lhes apresento o jogo Kablan e o Jardim das Brincadeiras.
    Em mais um ano, a Virada Sustentável me trouxe a alegria de poder sentir a alegria nos olhos e almas das mais diversas pessoas que pelo Parque da Juventude (antigo Carandiru) passaram.
    Experiência criativa, sensível e gratificante com todas as crianças, adolescentes, pais, mães, avós, famílias que brincaram nesses dois dias do final de agosto – pra mim, como um presente de aniversário poder voluntariar no dia de aniver.
    Além de todas as outras oficinas, jogos, atividades e stands da Virada que lidam de modo lúdico e educativo o tema da Sustentabilidade, o jogo Kablan vivencia a criatividade, equilíbrio e sensibilidade para criar umas (s) escultura (s), a partir de matérias primas da agrofloresta, esculpidas e selecionadas para tal.
    Sem contar o jardim das brincadeiras que libera a criatividade para criar até peteca de espiga de milho!
    Não dá para descrever em palavras a amplitude dessas brincadeiras e o que se atinge na consciência das pessoas que podem experienciar essas vivências, tão simples, singelas e, sobretudo, incríveis!
    Convido-os para um despertar de consciência de atitudes e pensamentos para colocarem sempre um pouco de simplicidade, calma, bom senso e sorrisos para cada alma que por você passar.
    Muitas dicas envolventes e precisas na página da Virada. E para quem quer brincar mais de viver ou viver mais para brincar, acessem: http://www.jardimdasbrincadeiras.wordpress.com
    G r a t i d ã o.”

    Conte comigo.
    Grande abraço,
    Helena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s